segunda-feira, 19 de março de 2012

Atsuta Jingu (熱田神宮)


Oi pessoal!! Hoje vou falar um pouco mais de templos Japoneses ;D
Dessa vez eu fui no templo maior da região de Nagoya com 19000 m² de tamanho que é o Atsuta Jingu (熱田神宮). Fundado em 1900, bem conhecido e muito visitado durante o ano todo e assim sendo um ponto turístico de Nagoya.

Dessa vez que fui visitar foi a minha segunda vez e dessa vez pude ver uma turma de turistas coreanos ou chineses visitando o templo e fiquei assutado porque não imaginava que era tão conhecido assim. E finalmente desta vez observando o pessoal e com ajuda da internet consegui aprender a forma certa de como visitar e orar em um templo, aqui em baixo explicarei  com os vídeos.

Primeiro quando você entrar em qualquer templo a primeira coisa que você vê  é o "Tori" que é uma construção de um portal que significa ao passar nele a passagem para um lugar sagrado. O "Tori" possui duas colunas a cima que representa as paredes que sustentam o céu e as vigas apoiando o lado que representa a terra.

Como este vídeo mostra o momento da entrada no templo. Sempre ao entrar ou sair pelo"Tori" é preciso se curvar, mostrando o respeito ao lugar sagrado.


E a segunda parte que é essencial para um templo xintoísta é a purificação através da água.
Basicamente você apenas molha suas mãos com aguá e encosta sua mão molhada na boca. A seguir levante a o objeto até a agua escorrer pelo cabo assim o esfregando levemente e depois o devolver na posição do vídeo.
E finalmente no momento de oração em frente do templo você se curva duas vezes e em seguida bata a mão duas vezes e comece a sua oração. Ao terminar a oração faça a ultima curvação assim se termina o processo.
 As vezes parece um processo muito rigoroso, mas se você observar direito é possível ver alguns fazendo este processo direitinho.








Conhecida como "Okusu" é possível orar diante
 árvore pois nela também possui um "Kami".
A explicação acima não ficou nada curta como imaginava mas vou continuar contando para vocês.
Ao visitar o templo e já andar um pouco depois da pequena fonte de purificação uma árvore enorme chama bem a minha atenção.
Pela foto pode não parecer tão grande, mas era é enorme. A parte onde está a grade é onde a raiz da arvore está saindo, não bem uma raiz mas parece um tronco saindo debaixo da terra. A própria placa diz que a a árvore já tem 1000 anos de história.

Essa é a parte principal do Jinjya onde se faz as oferendas para o Kami principal de lá, que se chama "Atsuta Ookami".

Loja de lebranças na frente do templo onde vendem protetores e produtos da religião Xintoista.
Na parte principal do Atsuta Jingu onde se faz oferenda e faz a oração que é a foto debaixo da arvore, é bem estranho pois o lugar das oferendas fica bem longe do templo onde fica o "Kami". Assim na parte onde podemos chegar é possível você ver ainda dois portões separando do verdadeiro templo.
Logo do lado tem uma pequena loja de produtos do templo que inclui "Omamori"(Amuletos), "Omikuji", "Ema", "Kamidana", "Fuda" (vou deixar para explica-los em outro post)e outros produtos que te abençoam ou te protegem do mal. Dessa vez fiquei apenas com o "Omikuji" que é um tipo papel que verifica sua sorte aleatoriamente, é bem divertido comprar um esperando ganhar o "Dai-kichi" que seria grande sorte, porém esse não era meu dia e tirei apenas o "Sho-kichi" que é pequena sorte.
O Atsuta Jingu por ser grande ele não armazena apenas um santuário e sim inúmeros, cada um com seu "Kami". Assim cada "Kami" para cada tipo de benção. Ainda tem um pequeno museu do templo, também se vê uma construção feita justamente para o casamento do estilo japonês e outra onde os monge fazem seu rituais. Esses abaixo são outros templos lá dentro.
Este é o Minami shingujya, este infelismente não sei dizer que tipo de "Kami" é...

Esse é o Kamitikaka Jinjya, dizem que é o "Kami" da inteligência.
Vou ficar por aqui hoje poís estou vendo que o post ficou bem longo, ainda tenho muitas coisas que quero conhecer e compartilhar sobre os templos mas vou deixar para outra oportunidade.
Qualquer dúvida, sugestão, dicas ou opiniões deixem nós comentários. Ah é e hoje foi meu aniversário, tudo de bom para min ;D

8 comentários:

  1. Feliz aniversario garooooto!!
    Felicidades e tudo de bom q vc ja sabe!
    Abracao!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa ... adorei o post! Muito bom msm! Omedeto!

    Bjos
    Thais Fioruci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arigatou ai Thais por sempre comentar, fico feliz por ter gostado ;D

      Excluir
  3. Olá!!
    Que interessante!! Não sabia dessas coisas de Templo!!
    Tenho muita vontade de visitar um!!
    Gostei do seu blog, estou te seguindo (assim, fico sabendo sempre que postar algo novo)
    Feliz Aniversário atrasado!! ^^

    Beijos, até mais

    http://naty-land.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arigatou, Naty!!
      Também gostei do seu blog, estou acompanhando lá!! Vou tentar dar uma olhada nos seus post anteriores!!
      Arigatou por comentar também!

      Excluir
  4. http://www.4shared.com/rar/-mbxpJIG/file.html?

    ResponderExcluir
  5. muitor dahora o post! fiz um trabalho sobre xintoistas e vi que tb tem sobre serem xinto-budistas no japão sera que isso se encaixa nesses kamis desse templo?? ou nao quem sabe

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...