terça-feira, 27 de março de 2012

Gatyapon

Oi pessoal como vão? Hoje irei falar um pouco sobre os Gatyapon, Gatya-gatya, Gashapon, Gatyapi-cup e outros nomes por ai, mas eu chamo mesmo como Gatya-gatya ;D
São bem parecidos com as maquinas que vendem bebidas aqui pelo Japão mas os Gatya-gatyas são bem menores que as maquinas de bebidas e seus produtos são mais brinquedos, chaveiros, joguinhos, borrachas e outros.

As máquinas de Gatya-gatya que possuem doces é bem mais fácil encontrar no exterior, porém oque são mais encontrados nessas maquinas aqui no Japão são mais brinquedos mesmo. Sendo possível você ver alguns desses gatya-gatya em qualquer super mercado.
Essa máquina surgiu aqui no Japão em 1965 vendendo inicialmente doces, mas com a idéia de um empresário americano e um japonês produtor de brinquedos tiveram a  grande idéia de vender seus produtos através desta maquina, assim em 1970 essa maquina já estava espalhada por todo o Japão. E como vemos ela continua até hoje em todos os lugares sendo muito normal e hoje tendo um publico desde de crianças de 5 até os adultos de 40 que cresceram vendo isso.

Essas são as maquinas de antigamente, até uns 4 ou 5 anos atrás ainda conseguia ver, mas hoje nem vejo mais.
Hoje por fazer parte da cultura japonesa é possível você encontrar lojas especializadas sobre esse assunto dos Gatya-Gatyas. Essas lojas juntam todo qualquer tipo de de brinquedos dessas máquinas, e existem brinquedos muitos legais como os mais bizarros, só que eu adoro comprar logo os bizarros!!


Um exemplo bem legal é este que são vários chaveiros simulando um cogumelo que se encontra em qualquer mato. Muito estranho você ter um chaveiro de cogumelo não é? Mas a emoção de quando você está girando a alavanca e esperando oque vem para você é muito bom, lembro que com meus amigos ja gastei mas de 1000 ienes de uma vez só.




















Esse aqui de cima encontrei na internet mas acho que é um dos gatya-gatya mais engraçados, com apenas uma moeda de 100 ienes você consegue 5 fotos muito legais de fantasmas e se divertir tentando encontrar o fantasma na foto.


A Foto ao lado direito são os gatya-gatya que vendem cartas ou figurinhas e a foto a esquerda são as imitações de comidas que são famosos também na lista de brinquedos dos gatya-gatyas aqui.
E por último deixarei um pequeno vídeo que fiz especialmente pensando nessa matéria, porém eu comento sobre outros brinquedos que encontro em lojas aqui no Japão, espero que gostem.

Um comentário:

  1. Nossa ... essas máquinas viciam né. Sempre gasto uma fortuna nelas kkk

    Bjos
    Thais Fioruci

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...