quinta-feira, 15 de março de 2012

Fukushima

Este desenho faz parte do movimento da Jump (revista de mangá) que se chama "Todoke!! Minna no Genki-dama!!", onde vários artistas da Jump escreveram mensagens de apoio a Fukushima junto com seus desenhos que sempre entreteram a comunidade Japonesa e internacional.



Eai pessoal!! Hoje mesmo estava querendo atualizar o blog e lembrei que estava esquecendo de falar sobre um tema muito importante e que não deve ser esquecido, que é o terremoto do dia 11 de março.

Um dia que marcou muitos do mundo todo e entrou para a história do Japão. Este mesmo dia lembro que estava no meu curso de mecânica e junto com amigos sentimos um grande abalo, por momentos todos ficaram assustados e logo alguns parados com o medo e outros fugindo do prédio do colégio. Nesse momento ainda eu não imagina a proporção desse acontecimento e muito menos o quanto ele significaria para o Japão.

Apenas ao voltar para casa e ver as imagens na TV consegui entender tudo e percebi o risco que eu também poderia ter corrido. Depois disso 1 ou 2 semanas apenas os programas de noticia dominavam as emissoras e a cada momento era anunciado o aumento do numero de mortos. No começo para muitos era horrível apenas ficar vendo as consequencias dos desastres mas aos poucos foram surgindo campanhas de apoio e tanto a comunidade japonesa como a estrangeira dentro e fora do Japão ajudava no que podia desejando aliviar um pouco a dor dos que perderam tudo.

Hideaki Soraichi(Autor de Gintama); "Muitos acontecimentos tristes aconteceram, sei que é dificil pensar positivo, mas nestes momentos olhe ao seu lado e veja que todos estão com você e nós iremos passo a passo seguiar em frente juntos."

Hoje depois de 1 ano podemos ver que o Japão está conseguindo erguer Fukushima de volta, mas ainda falta muito para apagar as cicatrizes de Fukushima. Como na época o numero de pessoas que se refugiou para as províncias vizinhas foi muito grande ainda essas pessoas sofrem do desemprego pois a região não conseguiu absorver todas essas pessoas para o mercado de trabalho, ainda a adaptação de crianças em uma escola nova e idosos que moravam em sua casa pela vida toda e tudo se foi em um dia, triste.
Oque podemos fazer nós que moramos no Japão é colaborar com doações e tentar economizar a energia, mesmo sendo pouco se cada um ter essa conciência nós ja faremos a diferença. ;D

Queria mostrar para vocês uma musica que foi especialmente criada para as pessoas que sofreram do desastre e que fez um bom sucesso aqui no Japão após o terremoto. Essa musica grande parte do dinheiro arrecadado foi enviado para as pessoas de Fukushima, mas é claro que não teve apenas está musica como outras também, pois o desastre fez movimentar não só o Japão mas muitas pessoas do mundo todo através de campanhas e movimentos. Veja a musíca abaixo


O clipe desta musica mostra várias pessoas de outras províncias cantando a música, alguns artistas e outras apenas cidadãos normais da província. A musica não possui muita rima por isso se você ouvir acho que você vai ficar cantando, de tão simples que a música é fica marcada facíl na cabeça. ;D
 Assim outros projetos que incentivaram o Japão como o "Pray for Japan" que é possivel você encontrar vários vídeos no Youtube como este abaixo.

Esse vídeo inclui mensagens de twitter de pessoas do mundo todo que estavam rezando pelo Japão, mensagens juntadas apenas 2 dias depois do grande terremoto ele foi publicado. Ele está em japonês para ficar mais fácil do povo japonês compreender mas o vídeo passa boas mensagens. Se procurar "Pray for Japan" no youtube você verá mais. ;D

E como vocês poderam ver duas imagens de mensagens de autores da revista de mangá mais famosa no Japão que é a Jump o vídeo que deixarei embaixo é onde contem os 24 autores deixando suas mensagens para o pessoas de Fukushima, mesmo se não entender Japonês vale a pena dar uma olhada.


 Vou ficar por aqui hoje. Este post foi mais simbólico para não deixar passar em branco essa data importante, diante desse tema de post analisei e mostrei de minha forma para vocês a musica e a mensagens dos autores de mangá que eu tanto admiro. Até mais!

3 comentários:

  1. Gostei do post. De incorporar os animes e os personagens interagindo nesse fato terrível real. Do mesmo jeito os personagens de quadrinhos americanos Maarvel/DC fizeram menções com ocorrido com o 11 de setembro. Parabéns
    Daniel
    www.danielmiyagi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Arigatou ai por comentar e pelos elogios!! ;D
    Nossa não sabia sobre essa homenagem da Maarvel, vou ver se procuro e acho!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ai!! Feliz Aniversário.
    Bem parecido comigo, lembro dessa data pelo meu aniversário de dia 19 ;D
    Nossa no Brasil você assiste NHK!?
    Realmente, não tinha como medir os desastres causados pela tsunami.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...